DICAS DE TRILHAS: ENGENHO DO MATO

Trilha do Engenho do Mato

A trilha do Engenho do Mato fica localizada no bairro de mesmo nome, na cidade de Niterói-RJ.

Sua extensão total aproximada é de 14km (ida e volta), dependendo do ponto de saída para a trilha e sua elevação acumulada fica em torno de 300m

Esta trilha possui uma particularidade muito peculiar. Diferentemente de outras trilhas, neste caminho não há diversos e constantes “sobes e desces”. Há “apenas” uma grande subida e uma grande descida, que no caminho de volta, obviamente se invertem.

Geralmente, começamos esta trilha a partir deste ponto do Google Maps (-22.945637, -43.021930) e subimos em direção até a Rua São Sebastião, quando dobramos à direita e seguimos “toda a vida” até chegarmos a principal e única subida.

Porém, existem outros caminhos a serem feitos nesta trilha para chegarmos ao final. Seguem alguns links de treinos que já realizei por lá com caminhos distintos:

 

https://connect.garmin.com/modern/activity/910216604

https://connect.garmin.com/modern/activity/334905426

https://connect.garmin.com/modern/activity/1258194537

 

O final da sua descida fica no bairro de Itaipuaçu. Chegando lá, existe uma pequena estrada asfaltada onde você ainda pode correr mais alguns quilômetros para aumentar o seu treino.

Para a direita você vai em direção à Praia de Itaipuaçu, e para esquerda em direção à Rodovia Amaral Peixoto.

É constante a presença de ciclistas e motociclistas durante todo este percurso. Por isso, tome cuidado e fique atento o tempo todo!  Nada de fones de ouvido, viu?!?

Eu avalio esta trilha como nível médio.  É uma boa trilha para quem está iniciando no mundo do trail run e precisa evoluir.

É importante frisar que você deve sempre procurar fazer esta ou qualquer outra trilha na presença de algum amigo, ou ao menos levar um celular para caso de emergência.

Ah, e não se esqueça também da sua água, pois o clima lá é bem seco!

Em nosso canal no Youtube você encontra o vídeo sobre esta trilha!

Abraços, boas trilhas e até a próxima!

 

Comentários estão fechados.