O que comer antes, durante e depois de um treino de corrida?

Veja as super dicas do professor Rodrigo Bicudo para se alimentar de forma integrada com a prática da corrida.

 

Uma boa alimentação pode fazer com que os resultados de sua atividade física sejam ainda melhores. Um treino de corrida, especialmente se for um treino para correr na rua, exige muito do corpo.

Desta forma, é imprescindível ter uma alimentação saudável, tanto para manter sua saúde e evitar lesões como para também amplificar os resultados e fazer com que os ganhos para o seu corpo sejam ainda mais favoráveis.

Neste artigo, você terá algumas dicas de como fazer sua alimentação antes, durante e depois de um treino de corrida mas lembre-se eu não sou nutricionista e eu te aconselho fortemente procurar um Profissional de Nutrição para prescrever sua dieta, otimizar seus resultados através de uma alimentação saudável e equilibrada, feita especificamente para você. Dito isto, vamos lá…

O que comer antes, durante e depois de um treino de corrida?

O que comer antes de começar a treinar. Uma boa alimentação pré-treino deve levar em conta as características do exercício a ser realizado, ou seja, sua duração, intensidade, ambiente de prova e outros fatores. Previna a hipoglicemia e ofereça energia para seus músculos.

Os alimentos para esta etapa precisam ser de fácil digestão e conter uma alta porcentagem de carboidratos. Caso seu treino aconteça pela manhã, é importantíssimo ingerir algum alimento antes e em hipótese alguma correr em jejum. Correr sem se alimentar, além de não trazer nenhum benefício ao desempenho, pode ocasionar problemas de saúde.

Alimentos como ovos, pães integrais, frutas, queijos brancos, peito de peru e tapioca podem ser um ótimo café da manhã pré-treino. Se seu treino for em outros períodos do dia, é mais recomendado alimentos de baixo valor glicêmico como iogurte, farinhas integrais e aveia.

 O que comer durante um treino de corrida?

Para esta etapa, a alimentação tem o objetivo principal de manter o nível de glicemia no sangue. Assim durante as paradas, é importante também ingerir alimentos que incentivem a produção glicêmica e ajudam a manter uma boa performance.

Três opções são altamente recomendáveis para este momento:  gel de carboidratos, uma bananada de aproximadamente 30 gramas ou ainda alguma bebida esportiva para ajudar na hidratação. Para treinos de corrida muito longos ou intensos, é indicada também a ingestão de alguma proteína, como barras de cereal ou sanduíche de frios com geleia.

 

 O que comer após seu treino de corrida?

Uma vez que o exercício já tenha sido concluído e seu corpo já pode relaxar, também é importante se alimentar adequadamente. Neste momento, o alimento ingerido irá variar de acordo com a proposta de sua atividade física.

Se o objetivo é o ganho de rendimento, é indicado o consumo de algum carboidrato logo na primeira hora após o exercício. Se a sua intenção é emagrecer, recomenda-se o consumo de pouco carboidrato e um pouco mais de alguma proteína, para que o seu metabolismo faça a eliminação da gordura por um período de tempo mais extenso.

Por isso, se sua dieta pós-treino tiver apenas proteínas, é mais indicado o consumo de carne, ovos ou leite. Se a alimentação após a corrida também contar com carboidratos, podem ser adicionados ao cardápio alimentos como aveia, pão integral, macarrão integral, arroz integral ou qualquer outro carboidrato de baixo valor glicêmico para que sua absorção seja mais demorada.

Isto evita altos picos de insulina, que podem comprometer o rendimento de suas atividades e até mesmo a sua saúde.

 

O professor Rodrigo Bicudo é especialista em corrida de rua e ministra diversos cursos e workshop sobre o assunto. Formado em educação física e com especializações em corrida o professor Rodrigo vem desenvolvendo um trabalho de sucesso que tem ajudado diversos de seus alunos a superar seus limites e conquistar seus desafios na corrida. Veja essa dica e muitas outras que podem ajudar a turbinar o seu resultado no com o seu PROGRAMA DE CORRIDA PARA INICIANTES.

 

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