ASSESSORIA ESPORTIVA – UM BEM NECESSÁRIO!

Correr está na moda, isso é um fato que não dá para negar. E se pararmos para pensar que há 50 ou 60 anos atrás a moda do momento era fumar, temos que admitir que isso é uma grande evolução na nossa sociedade.

Porém, como acontece com tudo que está na moda, existem algumas armadilhas que muitas pessoas não conhecem. Na minha visão, a principal delas é a falta de um treinamento específico e individual voltado para cada atleta.  Por isso, considero as assessorias esportivas fundamentais em nossas vidas.

Geralmente, começamos a correr com o objetivo de perdermos alguns quilinhos (ou “quilões”) indesejados. Normalmente iniciamos na esteira da academia, e depois quando tomamos coragem vamos às ruas. Assim foi comigo e também com certeza com muitos de vocês que acompanham o blog. E as assessorias esportivas são importantes para todos os tipos de corredores amadores, desde os iniciantes citamos acima, até o mais experientes com anos de estrada.

Um profissional adequado estudou anos para fazer isso. Ele não caiu de pára-quedas! Quando ele te passa uma planilha de treinos, ele não a escolhe no “uni-du-ni-tê” e nem tira no palitinho. O trabalho é sempre focado nos seus objetivos finais, sejam eles provas de qualquer distância, ou apenas se exercitar para emagrecer. O seu treinador é o seu anjo da guarda.

Posso afirmar sem nenhuma dúvida, que o trabalho específico de um treinador ou de uma assessoria é fundamental para melhorarmos nosso desempenho. Se não fosse pela minha equipe da MPRnão conseguiria chegar ao nível que estou hoje.  É uma pena que muitos nem cheguem a descobrir isso, e desistam no meio do caminho.

Existe também um outro fator extremamente positivo nas assessorias esportivas, que é o convívio social com outros corredores.  Eu mesmo fiz algumas boas amizades treinando em equipe. É sempre muito bom termos um companheiro ou uma companheira de treinos para dividirmos nossas amarguras e vitórias.

Obviamente, temos que tomar alguns cuidados na escolha da assessoria que vai nos servir. A minha equipe, a MPR, me exige anualmente uma bateria de exames para saber da minha saúde, e se continuo apto a realizar exercícios físicos. Caso eu não entregue os exames, não recebo minhas planilhas. Esse cuidado é FUNDAMENTAL, pois pode salvar vidas.

Por isso, procurem sempre saber quem são os profissionais que vão lhe assessorar. Gente, o Google existe pra isso, sabiam?! Usem e abusem dele! E  se vocês ainda não treinam com uma assessoria, não percam mais tempo.

Corram para a assessoria esportiva. Vocês só têm a ganhar!

Comentários estão fechados.