BENEFÍCIOS DO OVO PARA QUEM CORRE

Ele já foi tido como vilão e também como mocinho. Mas o fato é que o ovo pode ser um ótimo aliado de quem se dedica à corrida.

Considerado um dos alimentos mais completos que existe, ele é rico em vitaminas, minerais, aminoácidos e gordura, além de ser fonte das vitaminas A e E. Tem alto poder antioxidante, fator superimportante para atletas (principalmente os de endurance), já que o exercício pode aumentar a oxidação celular e a ingestão de antioxidantes previne e reduz esse mal. O risco de manter a oxidação em alta é o envelhecimento celular, que acarreta na redução da performance. Por isso, sempre que puder inclua o ovo em sua dieta.

Ele contém albumina, uma proteína com alto valor biológico que ajuda na recuperação do tecido muscular, fornece aminoácidos essenciais para o corpo, evita a hipoglicemia de rebote (queda brusca do açúcar no sangue que diminui muito o rendimento) e impede o catabolismo muscular que gera a perda de tecido muscular. Como o ovo também contém zinco, mineral que ajuda na melhora do sistema imunológico, o corredor ainda se previne contra doenças que podem atrapalhar o ritmo de treinos e competições.

Ferro e ácido fólico também fazem parte dos minerais encontrados no ovo. Eles contribuem para a oxigenação muscular, além de evitar anemia e melhorar o rendimento esportivo. Também conta com ômega-3, que ajuda a diminuir dores e processos inflamatórios causados pelo excesso de treinos.

O ovo ainda é capaz de aumentar a saciedade e prevenir ataques de fome – especialmente se for incluído no café da manhã. Isso acontece porque ele é ótima fonte de proteínas, nutriente que diminui o apetite por mais tempo.

Como inclui-lo na dieta?

Para ter todos os benefícios do ovo é importante comer todas as suas partes, pois é na clara que fica a proteína albumina e na gema que se concentra a maior parte das vitaminas, minerais e o ômega-3. Ovo cozido, pochê, omelete ou ovos mexidos são as melhores formas de consumir o alimento.

Inclua a delícia no café da manhã. Estudos mostram que a ingestão do alimento nas primeiras horas do dia é extremamente saudável, principalmente quando combinado com algum carboidrato, como, por exemplo, frutas. Isso evita a compulsão por carboidrato simples durante o dia, melhora a saciedade e previne a hipoglicemia. Invista nele também depois treino, o que ajuda na recuperação muscular.

Lembre-se sempre de consultar seu nutricionista periodicamente!

Abraços e boas corridas!

fonte (ativo.com)

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