DICAS DE TRILHAS: SANTO INÁCIO (PARQUE DA CIDADE, NITERÓI-RJ)

O Parque da Cidade em Niterói é um lugar perfeito para quem é apaixonado por natureza e esportes. Além das rampas de voo livre da onde saem asas deltas e parapentes, há também uma infinidade de trilhas e trajetos pra ninguém botar defeito!

Para ficar mais simples, resolvi escrever uma por uma em várias resenhas separadas. Hoje, vou falar pra vocês sobre uma delas: a TRILHA DO SANTO INÁCIO.

Saindo do ponto principal do Parque, ou seja, da pista de decolagem, sua distância total é de 2,3km com uma inclinação média de 2% e elevação acumulada de 89m, o que se considerarmos o pequeno percurso, é coisa pra caramba!

Logo que saímos da rampa, temos que descer pela estrada principal e ao chegar ao seu final, dobrar à direita em direção ao bairro de Maceió. Existem ainda outras formas de se chegar lá através de outras trilhas, mas eu não o aconselho a fazer isso se for a sua primeira vez lá.

Cerca de 1,5 km após sairmos do ponto inicial, chegamos até a entrada da trilha que está no nosso lado esquerdo. A entrada é bem sinalizada com uma placa.

A cara é de sofrimento… A trilha é pesada!!

Começamos a subir a trilha e logo temos que começar a intercalar corrida e caminhada, pois o caminho é bem íngreme e complicadíssimo. Eu costumo dizer para os iniciantes em corridas em trilhas e montanhas, que tem certos momentos que não adianta tentar correr. Andando você vai mais rápido e descansa mais. E essa manha você só pega com o tempo.

A trilha segue subindo e chega a um ponto que temos que fazer uma espécie de “escalaminhada” pelas pedras. Tome muito cuidado por onde pisa e se apoia, e vá devagar.

Você vai chegar ao primeiro ponto plano da trilha e com um visual esplêndido. Parece até que a trilha acabou ali, mas não… Ainda tem mais! Siga em frente pela trilha indicada para sofrer um pouco mais!

Você fará mais algumas “escalaminhadas” até chegar finalmente ao topo da trilha. O visual compensa todo o esforço!

 

Clique aqui e veja o link do Strava contendo esta trilha.

Seja andando ou correndo, sendo você experiente ou novato, não indico fazer esta trilha sozinho, de jeito algum! Embora seja curta, considero esta trilha bem pesada e de nível bem duro!

A distância de 2,3km é medida do topo da pista de decolagem principal até o final da trilha. Você obviamente pode subir o parque da cidade a pé caso queria fazer um treinamento mais pesado. Sua altitude é de aproximadamente 270m e sua extensão fica em torno de 2km, do início da subida até a rampa principal já citada.  Você é quem manda!

Não se esqueça de levar sua água, celular para alguma emergência e DE NÃO JOGAR LIXO NAS TRILHAS!!

Quer escrever sobre alguma trilha que você já fez? Mande um e-mail para trilhandoporaioficial@gmail.com que a gente coloca aqui no blog!

Abraços e boas corridas!

 

Comentários estão fechados.