ESCRAVOS DO RELÓGIO

Em diversas comunidades na internet sobre corrida, muitas vezes vejo pessoas, em sua maioria iniciantes, fazendo perguntas do tipo: “Gente, comecei a correr há pouco tempo e estou fazendo (por exemplo) 5k em 40 minutos. Meu tempo está bom?”. É pra vocês que eu dedico minha coluna de hoje.

Pra início de conversa, uma das grandes vantagens de ser um corredor amador é a possibilidade de competirmos somente com nós mesmos. Na verdade, em minha opinião, essa é a grande graça do negócio.

Um dos principais erros do corredor iniciante é querer basear seu tempo e desempenho através de outro atleta amador. Cada um tem suas particularidades. Se um senhor de 65 anos pratica corrida desde os 30, lá se vão 35 anos de estrada e muito lastro.  Não há comparações neste meio.

Sei que no início é realmente agonizante sermos ultrapassados por “velinhos”, “gordinhos” e afins. Só com o passar do tempo você aprende que o real significado da corrida de rua não é ganhar de ninguém, a não ser de nós mesmos.

Portando, respondendo à freqüente pergunta que fiz no 1º parágrafo, seu tempo está ótimo, desde que esteja fazendo o melhor de si. Só de sair de casa para se exercitar, você já é um vencedor.

Pra finalizar, deixo mais uma dica para você que está iniciando neste mundo mágico das corridas: não se importe muito com o tempo agora, não fique paranóico com isso. Esse dilema vai tomar uma boa parte da sua vida quando você começar a ficar mais experiente nas corridas. Aproveite este começo para relaxar e se apaixonar, como se fosse um início de namoro.

Afinal, já somos escravos do relógio no nosso dia-a-dia. Não arrume mais um problema, a corrida é a solução!

Abraços e boas corridas!

Comentários estão fechados.