A IMPORTÂNCIA DO ABDOMINAL NA CORRIDA

Olá, amigos corredores!

Venho hoje falar de um exercício fundamental para nós que praticamos corrida. Sim, ele é fundamental. E sim também, ele é muito chato! Estou falando do abdominal.

É de conhecimento geral que o fortalecimento muscular (principalmente das pernas) é muito importante para quem treina corrida. Porém, o que poucos sabem, é que o que sustenta seu corpo durante a atividade física é o abdômen.

Durante a corrida, são os músculos abdominais, tal como os dorsais, que assumem a função de estabilização do tronco. São também os responsáveis pela diminuição da carga e impacto na coluna vertebral.

A execução de um reforço abdominal específico para corredores é importante também para a prevenção das lombalgias (dores na região lombar) e hérnias discais ou outras discopatias resultantes da constante sobrecarga nos discos da coluna vertebral.

O Reto Abdominal é, sem dúvida, o músculo mais solicitado durante a corrida, e todos os exercícios básicos que aproximam o tronco e os membros inferiores podem e devem ser utilizados no fortalecimento da parede abdominal.

Também não nos podemos esquece a importância dos Oblíquos Externos e Internos na estabilização do tronco durante as oscilações contra laterais provocadas pelos movimentos das pernas e braços.

Existem diversos tipos distintos de abdominais que trabalham partes e músculos diferentes do abdômen.  Além dos já conhecidos, como pranchinha, remador e o tradicional, há uma gama enorme de exercícios possíveis!

Separei um vídeo que mostra 20 tipos de abdominais para todos os gostos e níveis. É um vídeo curto, com um pouco menos de 3 minutos. Vale a pena conferir!

Ah, e não se esqueça! Na dúvida, procure sempre um profissional de educação física habilitado para te ajudar. Ele sabe exatamente o que fazer.

Abraços, e boas corridas… E bons abdominais também!

fonte: balance.pt

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