LONGÕES ACIMA DE 3 HORAS OU 32K PARA MARATONAS: DESGASTE DESNECESSÁRIO?

Sempre tive na cabeça, que eram necessários treinos de 35 até 37 km antes da realização de uma maratona. Porém, quando no ano passado fiz minha primeira maratona e vi que meu maior treino (14 dias antes da prova) seria de “apenas” 3 horas de rodagem (mais ou menos 30 km pelo meu pace médio), confesso que fiquei um pouco assustado. Mas, rapidinho eu “desasustei”.

Após pesquisar na internet e conversar com o pessoal da MPR, descobri que existe uma linha de pensamento que desaconselha os treinos acima dos 30 até 32 km ou 3 horas. O motivo defendido é simples: DESGASTE DESNECESSÁRIO.

Todos concordam que a maratona é uma corrida muito desgastante. Tanto é, que após a prova geralmente somos aconselhados a ficar um a semana de molho. Então, seguindo esta linha de raciocínio, pra que nos desgastarmos correndo algumas “quase maratonas” durante alguns meses? Não tinha pensado nisso ainda antes de descobrir essa outra linha “mais light”.

Nas minhas pesquisas, também descobri uma frase bem interessante que alguns treinadores falam: “A maratona é uma pequena corrida de 12 km”. Não entendeu?

É que geralmente a partir do km 30, começamos a sentir os efeitos do desgaste excessivo. Dores de cabeça, cãibras, queda de pressão… Todas nossas reservas estão se esgotando. Em outras palavras: é ali que o “bicho pega!”

Sendo assim, será que é realmente necessário sentirmos esse desgaste e passarmos por este “trauma” diversas vezes antes da prova?

Por outro lado, maratona também é uma corrida que se corre com a cabeça. Logo, uma outra linha defende que os treinos acima de 30 km são importantes para treinarmos a mente e dar confiança para a prova. Também faz sentido.

O fato é que não existe uma verdade absoluta quando falamos de treinamento esportivo. Assim como em outras áreas como o Direito, Nutrição e a Medicina, existem algumas linhas de pensamento distintas. O que é o “certo” pra mim, pode ser o “errado” pra você e vice-versa.

E você, o que pensa sobre isso? Qual a linha de treinamento que você segue?

Abraços e boas corridas!

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