Como a prática de exercícios físicos pode retardar o envelhecimento.

Como retardar o envelhecimento?

Estudos mostram que a prática regular de corrida e outras atividades físicas podem retardar consideravelmente a deterioração das células, logo, o envelhecimento.

Se você pratica exercícios físicos de maneira regular e saudável, tenho uma boa notícia: você pode estar retardando de forma considerável o envelhecimento de seu corpo. Se você ainda não pratica, nunca é tarde para começar!

Neste artigo vou te mostrar os principais benefícios de praticar corrida e outros exercícios físicos para combater o envelhecimento das células do corpo.

Como funciona na prática?

O DNA de nossas células possui estruturas chamadas telômeros. Estes telômeros são responsáveis por combater as células de danos causados pela replicação e divisão celular. Com o passar do tempo e o envelhecimento do corpo, a geração e o comprimento dos telômeros naturalmente diminui.

No entanto, é comprovado que a prática regular de atividades físicas é responsável por diminuir os impactos da velhice sobre os telômeros e, por consequência, retardar o envelhecimento.

Exercícios físicos em qualquer quantidade já podem contribuir para que os telômeros se desgastam menos, mas também está comprovado que quanto mais exercícios a pessoa realizar, e de forma regular e saudável, maior é o benefício a estas estruturas que ajudam a proteger e preservar as células de nosso corpo.

Por outro lado, alguns outros fatores podem acelerar o desgaste dos telômeros, como insônia, tabagismo, sedentarismo, obesidade, má alimentação e outros fatores.

Em resumo, levar uma vida saudável ajuda a retardar o envelhecimento e fazer com que a pessoa envelheça de forma muito mais saudável. Ficar mais velho é algo natural, e o corpo tende a se tornar mais sensível e frágil.

No entanto, as pessoas que rebatem a velhice com atividades físicas regulares e saudáveis tendem a ter um processo de envelhecimento mais lento e com muito menos efeitos desfavoráveis, podendo aproveitar melhor a idade para fazer coisas prazerosas.

Nunca é tarde para começar!

Se você já está na terceira idade, também não é tarde para correr ou fazer outras atividades físicas. Aliás, é altamente recomendável. Apenas lembre-se sempre de consultar médicos e profissionais de educação física para ter indicações e fórmulas de como se exercitar corretamente sem implicar em grandes riscos de lesões e acidentes para seu corpo.

Faça exercícios físicos de forma regular, saudável e com responsabilidade. Os benefícios são muitos. Além da qualidade de vida e da melhora na autoestima, pessoas que se exercitam envelhecem menos e envelhecem melhor.

 

Sua saúde agradece à medida que você realiza exercícios físicos e os associa a uma alimentação saudável, uma rotina regrada e também atividades que incentivem o prazer mental e físico. Seja jovem, adulto ou idoso, cuidar de sua saúde é sempre recomendável.

A corrida é um dos exercícios mais simples, baratos e prazerosos de se realizar, afinal, ele não exige muito mais do que um tênis adequado, um local tranquilo e força de vontade para ser executado, no entanto, lembre-se sempre de utilizar técnicas que minimizem os impactos dos exercícios sobre seu corpo, um acompanhamento profissional de desempenho e de condições de saúde e muito pique para superar cada vez mais os seus próprios limites!

Quer envelhecer de forma saudável? Conheça o Programa de Corrida para Iniciantes.

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Abração e Ótimos Treinos!

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