TRILHANDO POR AÍ ENTREVISTA: DEZ PERGUNTAS PARA EMÍLIO SANT’ANA.

Olá amigos corredores e trilheiros do Brasil!

Hoje tem novidade no blog… Inauguramos a coluna “Trilhando Por Aí Entrevista – Dez perguntas”! E a nossa estreia não poderia ser em melhor estilo: A fera do trail run, Emílio Sant’Ana !

Emílio Sant’Ana, é um Cabofriense radicado no Espírito Santo. Treinador, Pai, atleta, amante das montanhas e de caso com a vida, como ele mesmo diz. “Construí uma visão de mundo por construir, protagonizo isso na minha vida e procuro compartilhar um pouco disso também”, diz ele.

Batemos um bom papo com ele e falamos de tudo um pouco.

Confiram aí!

Trilhando Por Aí: Como e quando você começou a correr?

Emílio Sant’Ana: Comecei a correr para atender alguns alunos em 2013, a partir de uma realidade do treinador que treina junto.

TPA: Porque o Trail Run? O que mais de fascina nesta atividade?

ES: Por que tem mato, tem trilha, tem montanha, por que é difícil e alternativo!

TPA: Você tem uma assessoria esportiva, a Omega,correto? Quantos alunos possui?  Fale-nos um pouco mais sobre ela.

ES: A Omega é uma forma de fazer com que eu, meu irmão e cunhado retornássemos aos esportes outdoor; eles vindo do sedentarismo e eu precisando de opções para os longos períodos trabalhando e treinando em academias. Dez anos depois, colaboro com cerca de 50 pessoas, com soluções individualizadas em treinamento desportivo que passeiam entre corrida de rua, trail run, triathlon, ciclismo, e treinamento de força… Até agora.

TPA: Quantas competições já participou? Tem ideia de quantos quilômetros já correu ou pedalou em toda sua vida?

ES: Desde 1987, em basquete, voleibol, karatê, ciclismo, trail run e ultramaratonas trail run. Sempre visando o rendimento… É incalculável o volume disso tudo!

TPA: Muitos apaixonados por esporte sonham em ter uma vida como a sua, ou seja, viver do esporte. Mas eu imagino que nem tudo sejam flores, certo? Fale-nos um pouco mais das dificuldades de se viver do esporte e de suas responsabilidades.

ES: Vivo do Esporte de maneira indireta: como treinador! No Brasil quem acha que vai ganhar dinheiro treinando e competindo e vai sobrar para a pipoca do cinema, esqueça! Estudem e trabalhem duro para nos intervalos se dedicarem àquilo que contrapõe o desgaste físico, mental e social das jornadas de trabalho!

 

Emílio, eu e a minha esposa Dudinha na última edição da Correr no Mato Series, no Fazenda Hotel Jatahy. Um cara do bem!

 

TPA: Outro fator interessante neste universo é o código de conduta do trail run. Qual a sua importância?

ES: O código de conduta é a sua sobrevivência: solidariedade, respeito, conservação e gratidão como caminhos para o equilíbrio e a felicidade!

TPA: Quais equipamentos essenciais para a prática da corrida de aventura?

ES: Equipamento devem respostas para questões individuais como conforto, segurança e eficiência, pessoal e para cada nível de dificuldade, nutrição e volume na modalidade. O tênis que serve ao Emílio pode não servir ao Pedro!

TPA: Dê um conselho pra quem esteja pensando em começar no trail run.

ES: Esqueça tudo o que você sabia sobre esporte, e deixe o urbanismo um pouco de lado. É um retorno a um chamado interior à terra, à natureza e à rusticidade, chamado ao qual nos tornamos insensíveis nas últimas gerações.

TPA: Qual seu próximo desafio?

ES: Recuperar meu joelho que machuquei numa queda na Ultra do Itacolomi em Julho, para correr a APTR Ultra de Pedra Azul (60k) e a APTR Arraial do Cabo (50k), e então ficar 45 dias sem correr. Três bons desafios…

TPA: Pra finalizar, deixe uma mensagem para toda a galera trail run e pra quem ainda não conhece o esporte.

ES: Meu recado é: desenvolvam uma sensibilidade que permita conhecer suas possibilidades, sempre visando à preservação pessoal; não achem que é saudável sair correndo léguas sem fim, permitam-se evoluir e amadurecer suas qualidades físicas e façam isso sob a orientação de um profissional experiente na modalidade.

 Pra quem ainda não conhece o trail run, eu digo: permita-se! Você é bem melhor do que tem feito!

E aí… Gostaram, pessoal?!

Querem saber mais sobre o grande Emílio? Acessem suas redes sociais!

https://www.instagram.com/emilio_omega/

https://www.facebook.com/emilio.omega

https://www.facebook.com/OMEGA-Assessoria-Esportiva-285482764816009

https://www.youtube.com/channel/UCOxtyRDxyQjAH3XQ9p9vcqQ

Abraços e boas corridas e trilhas para todos!

Comentários estão fechados.